Ver todos os posts
Publicado em Publicado em

Expanscience: Um caso de sucesso de transformação digital com a LOBA

Categoria

Salesforce

Partilhar

A Covid-19 levou a que muitas empresas se reinventassem nos seus procedimentos profissionais. A Expanscience, laboratório farmacêutico e dermocosmético independente francês que desenvolve e fabrica produtos inovadores na assistência à artrose e saúde da pele, iniciou o seu processo de transformação digital com a LOBA e, em plena pandemia, é já um exemplo na adaptação à nova realidade de mercado em Portugal.

A aposta na plataforma Salesforce e a parceria com a LOBA foi o primeiro passo dado pela Expanscience no caminho da transformação digital. A implementação do CRM, há cerca de quatro anos, foi o projeto inicial – sempre com o acompanhamento e experiência da LOBA enquanto primeiro parceiro de Salesforce em Portugal. A Expanscience transitou toda a informação relativa ao seu universo empresarial para uma única plataforma com dados armazenados na cloud, métricas e dashboards atualizados em tempo real.

Na verdade, e como nos explicou Bruno Soares, diretor geral da Expanscience Portugal, a transformação digital da empresa começou com as preocupações ambientais e a redução dos gastos de papel, às quais se seguiu a procura de metodologias mais dinâmicas para a equipa. A adopção do slogan – Let’s sell smarter and faster, from anywhere (Vamos vender de forma mais inteligente e rápida, a partir de qualquer lugar) deu o impulso necessário à Expanscience para iniciar este processo. 

A plataforma veio substituir o recurso habitual ao papel e o “trabalho rotineiro” feito tanto pelos vendedores como pelos merchandisers, que passaram a interagir mais entre si. Estas mudanças traduziram-se num “aumento da qualidade de vida dos colaboradores”, resume Bruno Soares. 

A aposta, ainda em 2017, no CRM Salesforce levou a que a empresa estivesse melhor preparada para gerir a conjuntura atual da pandemia. Como explica o diretor, “durante o confinamento, já estávamos habituados a investir em novas oportunidades digitais, e a nossa resposta ao teletrabalho foi pautada pela inovação. À boleia do Salesforce, a equipa comercial começou por agendar reuniões online e foram criadas campanhas especiais para o mercado B2B realizar encomendas através de canais digitais, em apenas dois cliques.”

Ainda em 2019, a Expanscience desenvolveu, em parceria com a LOBA, a Expanscience Academy, um projeto inovador que consiste numa aplicação com recurso a técnicas de gamificação que permite aos colaboradores da empresa e parceiros aprender mais sobre os seus produtos através de temas e cursos com conteúdos multimédia, quizzes, certificações, eventos e prémios.

Expanscience Academy

A pandemia trouxe a necessidade de “tornar os comerciais em comerciais digitais”. Uma vez mais, o Salesforce permitiu manter “a intensidade de trabalho e a eficiência profissional”, com a gestão do trabalho remoto e visão da informação no CRM. A digitalização do catálogo de produtos, a gestão de tarefas e a customização de relatórios de atividades personalizados permitiram, em pleno confinamento, manter a produtividade e aumentar a quota de mercado.

Mas, o caminho de transformação digital da Expanscience com a LOBA como parceira não se ficou por aqui. Um dos mais recentes projetos da empresa teve, como explica o seu diretor, “o objetivo de aproximar o consumidor final das suas marcas”, e consistiu no desenvolvimento de um e-commerce B2C para as marcas Mustela, Akileine e Ecrinal. O trabalho da LOBA foi, mais uma vez, crucial para “chegar ao cliente final de modo mais rápido, dinâmico e prático”. 

Em 2021, a parceria entre a LOBA e a Expanscience continua a dar frutos. Neste momento, estamos a trabalhar na nova plataforma de webinars B2B e B2C da empresa, que vai abranger as áreas de Farmácia, Enfermagem, Pediatria, Dermatologia Pediátrica, Medicina Tropical/ Consulta do Viajante, Podologia, Estou grávida e Sou Mãe/Pai.

O balanço de um ano do projeto de E-commerce Mustela

Depois do seu primeiro ano de atividade, Bruno Soares destaca que o projeto de ecommerce da Mustela é “muito mais do que um site focado na venda; é uma aposta na Experiência do Cliente, com vídeos de produtos, tutoriais e outros recursos que permitem ao cliente aceder a informação que não está acessível ao balcão de uma farmácia”. 

Já os colaboradores “conseguem perceber o que o consumidor procura e as suas necessidades em tempo real e ter uma visão mais global do perfil do cliente, nomeadamente através do histórico de encomendas”.

E-commerce Mustela

Para as empresas que estão a ponderar abraçar o desafio da transformação digital, o diretor da Expanscience refere que é muito importante que “exista capacidade para gerir a informação. Consoante os casos, as competências das equipas podem ter que ser atualizadas. Esta é, sem dúvida, a ferramenta perfeita para quem tem equipas comerciais no terreno”. Bruno Soares destaca ainda o “trabalho de parceria e de proximidade” levado a cabo pela LOBA. 

Procura um parceiro para a transformação digital da sua empresa?

A LOBA ajuda-o a trilhar um caminho de sucesso, através de soluções que promovem:

  • Um sistema centralizado e que reúne todas as informações sobre a sua empresa (CRM)
  • Desenvolvimento de projetos de e-commerce
  • Captação de leads através de Marketing Automation
  • Aumento de vendas e eficiência da sua organização
  • Apoio ao cliente simplificado e maiores níveis de satisfação

Está pronto? Faça como a Expanscience: Let’s sell smarter and faster, together!

Contacte-nos!

Ver todos os posts